quinta-feira, março 20, 2025
Google search engine
InícioINTERNACIONALNo Brics, Brasil destaca aliança pela saúde e justiça climática

No Brics, Brasil destaca aliança pela saúde e justiça climática

0:00

Durante abertura do encontro de sherpas – os representantes dos países no BRICS – o ministro brasileiro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, deu boas-vindas aos visitantes e comentou os principais pontos das prioridades do Brasil, que preside, este ano, o bloco dos países do chamado Sul Global.  

O primeiro deles é uma aliança pela saúde das populações dos países em desenvolvimento. Segundo Mauro Vieira, o mundo enfrenta “graves desigualdades no acesso a vacinas, tratamentos e suprimentos médicos essenciais”.  

Ao falar de outra prioridade, as mudanças climáticas, Mauro Vieira citou a falta de financiamento dos países ricos àqueles em desenvolvimento e defendeu a justiça climática.  

Ao lado do sherpa brasileiro, embaixador Maurício Lyrio, o chanceler fez críticas ao protecionismo econômico e ao enfraquecimento do multilateralismo – que é a união e cooperação entre os países – principalmente no comércio e na resolução de conflitos.  

Mauro Vieira voltou a defender a reforma na governança global, como a do Conselho de Segurança da ONU, e disse que a presidência brasileira quer olhos atentos à Cooperação do Sul Global e uma Parceria do BRICS para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental.   

Segundo o titular de Relações Exteriores, a presidência do Brasil no BRICS tem seis prioridades: cooperação em saúde global; comércio, investimento e finanças; combate à mudança do clima; governança da inteligência artificial; reforma do sistema multilateral de paz e segurança; e desenvolvimento institucional do BRICS. 

Nesta quarta-feira, está prevista a participação do Presidente Lula, no Palácio do Itamaraty. Ao longo destes dois dias, serão sete mesas de debates do BRICS. 


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR