quinta-feira, março 20, 2025
Google search engine
InícioMEIO AMBIENTEDino dá prazo de 30 dias para conclusão de planos contra queimadas

Dino dá prazo de 30 dias para conclusão de planos contra queimadas

0:00

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal e os dez estados da Amazônia e o Pantanal apresentem, em até 30 dias úteis, planos emergenciais de conscientização e manejo integrado do fogo. Eles devem estar de acordo com a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, além de incluir campanhas educativas, publicidade e mobilização social contra as queimadas.

No despacho, o ministro Dino quer que, 15 dias antes do fim do prazo para os planos emergenciais, o governo federal e os estados atualizem as informações relativas às investigações policiais e às sanções administrativas relacionadas especificamente aos incêndios florestais ilícitos ocorridos no ano de 2024.

Para o ministro, é necessário que o Poder Público e o setor privado se mobilizem para que não se repita este ano, os incêndios de 2024. Segundo o MapaBiomas, foi queimada, entre janeiro e dezembro do ano passado, uma área que pode ser comparada ao território da Itália e ao estado do Tocantins. 79% a mais de áreas atingidas pelo fogo do que as registradas em 2023.  

Flávio Dino é o relator de uma ação proposta pelo PSol para o STF avaliar a violação de direitos decorrentes da poluição, perda de biodiversidade e mudanças climáticas.

As regiões da Amazônia e do Pantanal abrangem os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

*Com informações da Agência Brasil


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR