Mais de 2.600 celulares roubados em todo o país foram recuperados em uma ação das polícias civis estaduais, iniciada em novembro deste ano.
O balanço da Operação Mobile, que conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi divulgado nesta quinta-feira (19), Dia D da operação, para devolução dos aparelhos aos verdadeiros donos.
A ação nacional foi realizada a partir do envio de mensagens via WhatsApp com intimações para a devolução voluntária de aparelhos adquiridos irregularmente.
Além de recuperar e devolver os telefones celulares, a iniciativa também busca identificar os autores dos crimes de furto ou roubo, bem como os receptadores.
A ação está relacionada à experiência pioneira desenvolvida pelo estado do Piauí, aplicada, pela primeira vez, em 11 estados que integram o grupo de trabalho para elaboração do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares, criado pelo Ministério da Justiça.
Ainda é objetivo da operação incentivar as pessoas que tiveram celulares subtraídos a procurarem uma delegacia para registrar ocorrência.