A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, defendeu nesta segunda-feira o aumento da participação de eleitores maiores de 70 anos nas eleições de 2026. Nessa idade, o voto é facultativo.
A fala da ministra foi durante a apresentação do relatório final de avaliação das eleições municipais de outubro. O documento traz as principais causas do aumento da abstenção no segundo turno do pleito deste ano, que ficou em 29% do eleitorado.
Cármen Lúcia afirmou que houve comparecimento de menos de 50% do eleitorado com mais de 70 anos. Entre eleitores de 16 e de 17 anos, quando o voto também é facultativo, o índice de participação chegou a 93% desse eleitorado.
A presidente do TSE também afirmou que alterações feitas nas comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, também podem ter contribuído para o aumento da abstenção.
A ministra Cármen Lúcia atribuiu ainda o aumento da abstenção à facilidade para o eleitor fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título, mecanismo que pode deixar de ser oferecido pela Justiça Eleitoral.
Os candidatos eleitos no pleito municipal de outubro devem ser diplomados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) até o dia 19 deste mês. As cerimônias de posse estão previstas para 1° de janeiro de 2025.