Nove unidades da federação foram selecionadas para receber cerca de R$ 102 milhões destinados à compra de câmeras corporais para as Policias Militares: São Paulo, Acre, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Distrito Federal.
A seleção foi realizada pela Senasp, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estado de São Paulo, por ter o maior contingente de policiais militares do país, irá receber a maior parte dos recursos, quase R$ 28 milhões.
No entanto, para a liberação do valor, a Senasp vai analisar as propostas dos entes federados para se certificar que elas cumprem os requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério da Justiça através de portaria em maio deste ano. Entre eles, de que as câmeras corporais terão que estar ligadas para registrar todo tipo de ocorrência e de que o tempo de armazenamento dos vídeos deverá ser superior a 90 dias.
Diversos especialistas de segurança pública apontam o uso das câmeras corporais por policiais como uma medida eficaz para diminuir a letalidade policial no país.
A etapa de análise das propostas tem previsão de término no dia 15 de janeiro do ano que vem.