Agricultores familiares de todo o país serão beneficiados com novo programa que vai fomentar ações de pesquisa e inovação voltadas para a agricultura familiar. A iniciativa do Governo Federal tem foco na transição agroecológica dos Sistemas Agroalimentares Localizados e pretende fortalecer a produção familiar e a agroecologia para a ampliar a produção de alimentos saudáveis, o desenvolvimento rural sustentável e o combate às mudanças climáticas.
O Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e Agroecologia foi criado por decreto do presidente Lula e publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.
Segundo o governo, o trabalho tem como princípios o reconhecimento e valorização dos saberes tradicionais dos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. Além da inovação social e valorização das soluções já desenvolvidas no campo e processos participativos de cocriação das tecnologias.
Também são beneficiários do programa organizações da sociedade civil, instituições de ensino superior e de educação profissional; instituições científicas, tecnológicas e de inovação; e escolas agrícolas, além de instituições de assistência técnica e extensão rural, públicas ou privadas.