sexta-feira, dezembro 27, 2024
Google search engine
InícioINTERNACIONALGiro Internacional: Anistia Internacional acusa Israel de genocídio

Giro Internacional: Anistia Internacional acusa Israel de genocídio

0:00

A Anistia Internacional acusa Israel de genocídio contra palestinos
A Anistia Internacional acusou o Estado de Israel de cometer genocídio contra palestinos na guerra de Gaza. O grupo de direitos humanos afirma ter analisado evidências por seis meses, incluindo mais de cem declarações de autoridades israelenses, e concluiu que Israel e suas forças militares cometeram pelo menos três dos cinco atos previstos na legislação internacional: assassinatos, causar danos físicos ou mentais graves e impor condições de vida visando à destruição física de um grupo protegido.

Israel já nega a acusação de genocídio na Corte Internacional de Justiça, afirmando que o crime foi cometido pelo Hamas no ataque do ano passado. A Convenção sobre Genocídio, promulgada em 1948 após o assassinato de mais de seis milhões de judeus no Holocausto nazista, define genocídio como “atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”.

Macron promete anunciar novo primeiro-ministro
O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que anunciará o novo primeiro-ministro do país nos próximos dias. Em um discurso à nação, Macron rejeitou pedidos para renunciar e declarou que a extrema direita e a extrema esquerda se uniram em uma frente antirrepublicana, escolhendo o caos.

Nessa quarta-feira, a Assembleia Nacional francesa destituiu o primeiro-ministro Michel Barnier, que estava há apenas três meses no cargo. Ele permanece como interino até que um substituto seja escolhido. Enquanto isso, funcionários públicos franceses lideraram um protesto contra cortes no orçamento e afirmaram que vão manter a pauta, independentemente do próximo governo.

Acordo entre Mercosul e União Europeia pode ser anunciado
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, chegou a Montevidéu, no Uruguai, para participar da reunião do Mercosul que finaliza os últimos detalhes do acordo comercial entre os dois blocos. Sua presença é um forte indício de que o acordo será anunciado nesta sexta-feira, ficando pendente a aprovação pelos respectivos membros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participará do anúncio. O acordo entre a União Europeia e o Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, será o maior já firmado pela União Europeia em termos de redução de tarifas.


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR