Além do novembro azul, campanha que alerta os homens sobre o câncer de próstata, outra cor também predomina neste mês para alertar a população contra o câncer de boca. É o novembro vermelho. Durante o mês estão sendo realizadas palestras, ações de esclarecimento contra a doença, que tem a maioria dos casos diagnosticados em estágios avançados.
O tumor maligno pode aparecer nos lábios, na língua, embaixo da língua, na gengiva, nas bochechas ou no céu da boca.
A cirurgiã-dentista Anna Karolina aponta como um importante sinal de alerta feridas ou úlceras que não cicatrizam.
A especialista reforça a importância de se buscar auxílio, orientação profissional, nos primeiros sinais, sintomas, porque o diagnóstico precoce pode representar uma chance maior de cura. Anna Karolina afirma que a melhor forma de prevenir o câncer de boca é evitar os principais fatores de risco.
Segundo Anna Karolina, o diagnóstico é feito por biópsia ou exame de imagem. A cirurgiã-dentista explica como é o tratamento.
Dados do Instituto Nacional de Câncer apontam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima dos 40 anos. É o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. As regiões Sudeste e Sul têm as maiores taxas de incidência e mortalidade da doença.