sexta-feira, dezembro 27, 2024
Google search engine
InícioPOLITICALula participa de reuniões bilaterais com líderes do G20 no Rio

Lula participa de reuniões bilaterais com líderes do G20 no Rio

0:00

Um dia antes do início da Cúpula de Líderes do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem uma intensa agenda de reuniões bilaterais com 11 chefes de Estado e de Governo neste domingo. Os encontros são realizados no Forte de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro.

A primeira reunião foi com o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, que vai assumir a presidência do G20 após o encerramento do ciclo brasileiro. Lula e Ramaphosa discutiram a continuidade do G20 Social, evento inaugurado pelo Brasil para ouvir a sociedade civil a respeito dos temas discutidos pelo grupo. Também falaram sobre as propostas de preservação ambiental e taxação dos super-ricos que serão discutidas na cúpula.

De acordo com comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, os dois líderes também discutiram a retomada das reuniões do IBAS, grupo que reúne Índia, Brasil e África do Sul, “três democracias de diferentes continentes do Sul Global”.

Outra reunião importante foi realizada entre o presidente brasileiro e a primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni, que foi convidada a voltar ao Brasil em um futuro próximo. Os dois chefes de estado conversaram sobre a situação da concessionária de energia Enel, que tem capital misto com participação do estado italiano, e tem sido bastante criticada pelos problemas de suspensão dos serviços, especial em São Paulo.

Meloni também reiterou que empresas italianas pretendem investir 40 bilhões de euros no Brasil, e discutiu com Lula a atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre os dois países.

Lula também já se reuniu com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim e com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed.

Até o fim do dia estão marcadas reuniões com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e com os chefes de Vietnã, Angola, Turquia, Egito, França e Bolívia.


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR