sexta-feira, dezembro 27, 2024
Google search engine
InícioSAÚDEPesquisa revela risco de Covid grave em pessoas com HIV com 50...

Pesquisa revela risco de Covid grave em pessoas com HIV com 50 anos

0:00

Pessoas na faixa dos 50 anos infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV, tendem a sofrer com casos mais graves de Covid-19. É o que aponta um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz.

De acordo com o estudo, a gravidade nos quadros de infecção pelo novo coronavírus nesta faixa etária é similar a de não-portadores do HIV acima de 60 anos.

Flávia Alvarenga, epidemiologista e uma das autoras da pesquisa, dá mais detalhes sobre esta relação. “Um ponto importante foi a idade média dos casos graves, que foi de 49,7 anos. Essa idade é significativamente mais baixa do que na população geral, onde o risco de covid grave aumenta a partir de 60 anos. Esse achado provavelmente reflete o envelhecimento precoce associado ao HIV”.

Ela também reforça a importância dos portadores de HIV redobrarem os cuidados contra a Covid. “O estudo indica que as pessoas vivendo com HIV devem redobrar os cuidados de prevenção contra a Covid e manter de forma rigorosa o tratamento antiretroviral”.

Ainda de acordo com a especialista as conclusões do estudo destacam a importância de políticas públicas, que priorizem o diagnóstico precoce e o acesso contínuo a tratamento, principalmente entre grupos étnicos minoritários, que são os mais vulneráveis a covid grave.

Os resultados do levantamento foram publicados na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

 


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR