sexta-feira, dezembro 27, 2024
Google search engine
InícioMEIO AMBIENTEGases de efeito estufa batem novo recorde em 2023

Gases de efeito estufa batem novo recorde em 2023

0:00

A quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde em 2023, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial divulgado nesta segunda-feira (28). Algumas hipóteses para esse aumento são os grandes incêndios florestais em conjunto com a queima de combustíveis fósseis pela indústria, de acordo com o Boletim Anual de Gases de Efeito Estufa, feito pela Organização.

O dióxido de carbono (CO₂), por exemplo, está se acumulando mais rápido do que em qualquer outro momento da humanidade. Esse aumento tem oscilado nos últimos anos, mas nunca diminuído. Hoje, nosso planeta tem 10% mais CO₂ na atmosfera do que 20 anos atrás.

Normalmente, os gases do efeito estufa são absorvidos pelo oceano e pelos ecossistemas terrestres, como as florestas. Entretanto, os incêndios florestais estão liberando mais carbono na atmosfera, enquanto o oceano mais aquecido está absorvendo menos CO₂. A consequência é que mais gases de efeito estufa se acumulam, aceleram o aquecimento, dificultando ainda mais a absorção do CO₂. Ou seja, um “ciclo vicioso”, definiu Ko Barrett, Secretária-Geral Adjunta da Organização Meteorológica Mundial.

Segundo a entidade, a última vez que o planeta teve uma concentração comparável de CO₂ foi entre 3 e 5 milhões de anos atrás, quando a temperatura era até 3 graus mais quente; e o nível do mar, de 10 a 20 metros acima do atual.

Esse alerta deve ser pauta da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro, no Azerbaijão.


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR