A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) realizaram, nesta quinta-feira, uma operação contra uma organização criminosa que realizava roubos de cargas, tráfico de drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro. O grupo atuava em vários estados do país, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste.
A Operação Ladinos cumpre 19 mandados de prisão temporária e 21 de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas.
A investigação começou em 2022, após informação de que o líder de uma organização de roubo de cargas vivia em Campinas. No momento da prisão dele, dois anos atrás, os policiais encontraram documentos falsos e cartões de banco no nome de outros integrantes da quadrilha.
O grupo usava empresas de fachada, identidades falsas, laranjas e movimentações financeiras fracionadas para esconder centenas de milhões de reais adquiridos com diversos crimes.
Os criminosos já respondem a inúmeros processos; e, agora, nesta investigação, aos crimes de organização criminosa e ocultação de capitais.