A Polícia Civil do Rio de Janeiro busca identificar o homem que tentou atear fogo em pessoas que dormiam na calçada de uma rua do bairro de Botafogo, na zona sul carioca.
O caso aconteceu no último sábado (12), por volta de 20h, e foi registrado por câmeras de segurança do comércio na região.
As imagens, que circulam nas redes sociais, mostram um homem que se aproxima de duas pessoas em situação de rua e lança um líquido na direção onde estão deitadas. Elas conseguem se levantar a tempo e, na sequência, o agressor acende o fogo e lança sobre o local.
Nas imagens, é possível perceber que a manga da camisa de um dos alvos, que carregava um cachorro, chega a pegar fogo.
Horas depois, na madrugada, o agressor retorna e joga novamente um líquido sobre o grupo e o cachorro, e mais uma vez ateia fogo nos pertences, inclusive colchões.
O crime é investigado pela Delegacia de Polícia do bairro, que analisa as cenas captadas pelas câmeras de segurança e realiza diligências para identificar o agressor. São apurados crimes de tentativa de homicídio, dano, incêndio e maus-tratos a animais, já que o cachorro sofreu queimaduras.
Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania manifestou repúdio ao que chamou de “bárbaras cenas de intolerância, ódio e violência”. O texto destaca que as violações de direitos a pessoas em situação de rua não se alinham ao estado democrático. E lembra que, em caso de suspeita dessas violações, a população deve denunciar através do Disque 100.