A OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, está chegando na segunda fase. Neste sábado, 19 de outubro, mais de 900 mil estudantes vão realizar a prova, às 14h30, em todo o país.
Os alunos que foram classificados na primeira fase, em 4 de junho, agora vão em direção a mais uma etapa do processo seletivo. Em jogo estão medalhas de ouro, prata e bronze e, o prêmio mais importante: as oportunidades que serão abertas aos vencedores.
Este ano serão entregues mais de 20 mil medalhas estaduais e cerca de oito mil nacionais, além de 50 mil menções honrosas.
Os jovens que conquistarem medalhas nacionais vão ser convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que disponibiliza conteúdos mais profundos da Matemática. Além das aulas, os estudantes recebem bolsa de incentivo no valor de R$ 300 para participarem do programa.
Jorge Vitório, coordenador-geral da OBMEP e diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, conta que a olimpíada de matemática já abriu portas para muitos jovens brasileiros em diferentes áreas do conhecimento.
“Além do reconhecimento acadêmico, a OBMEP oferece uma série de benefícios práticos aos estudantes. Tem muitos ex-participantes que tiveram carreiras científicas e tecnológicas extremamente bem sucedidas. Temos muitos ex-alunos e alunos que foram descobertos nessas Olimpíadas e eles não se restringem à matemática, indo desde a medicina até a ciências sociais. É um programa que promove a inclusão social por meio da educação e faz isso incentivando o desenvolvimento intelectual de jovens de todas as partes do Brasil”.
A prova da segunda fase da OBMEP, neste sábado, é composta de seis questões discursivas. Os alunos terão três horas para responder as questões.