O presidente Lula criticou, nesta quarta-feira (16), os baixos salários dos professores no Brasil, e disse que pretende criar um programa de incentivo para que candidatos do Enem escolham seguir a carreira da licenciatura.
“Vai entrar em discussão na minha pauta, quando eu voltar dos BRICS, que é a questão dos professores. Que é um salário merreca pra quem cuida de 40, 50 crianças em uma sala de aula. Nós vamos ter que tirar um programa de incentivo para alunos que prestarem o Enem fazerem um curso para se transformarem em professores. Porque ganha muito pouco, tem muito trabalho e as pessoas que não querem”.
A declaração foi dada durante evento do Dia da Alimentação, no Palácio do Planalto, um dia após a data que homenageia a categoria, Lula citou que a profissão já foi mais valorizada e, atualmente, ninguém mais quer seguir.
No início do ano, o governo publicou uma portaria aumentando o piso salarial dos professores da educação básica para R$ 4.580,57, nas jornadas a partir de quarenta horas. No entanto, nem todas as cidades e estados cumprem a lei e pagam devidamente.