O Ministério da Saúde acaba de lançar um guia de bolso para profissionais do setor, focado nas mudanças climáticas e seus impactos na saúde.
O guia Mudanças Climáticas Para Profissionais da Saúde foi adaptado de uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde e atende as necessidades do Sistema Único de Saúde. O material já está disponível no portal GOV.BR
Em busca de facilitar o trabalho de médicos, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, o manual oferece acesso rápido a informações essenciais no contexto da transformação do clima. Por exemplo, ondas de calor e inundações são fenômenos que exigem adaptações nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde.
Tratamentos para doenças cardiovasculares, respiratórias e zoonoses, além de orientações sobre saúde mental e cuidados com a população mais vulnerável, são temas abordados nas mais de 130 páginas.
O lançamento do guia acontece em um contexto crítico, com várias regiões do Brasil enfrentando queimadas e problemas de qualidade do ar. O Ministério da Saúde alerta que a fumaça tem intensificado atendimentos de urgência, especialmente entre crianças e idosos.
Para evitar complicações, é recomendada a ingestão de líquidos e a redução da exposição à fumaça. Em caso de crises respiratórias, a orientação é procurar imediatamente um serviço de saúde.
* Com supervisão de Bianca Paiva