O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro cumpriu mandados de busca e apreensão contra 17 policiais militares, nesta quinta-feira (26). Eles são acusados de associação criminosa com a milícia da zona oeste da capital fluminense.
Os PMs são denunciados por atuarem como informantes de um grupo criminoso que atua na Praça Seca, em Jacarepaguá. A acusação também inclui extorsão, comércio ilegal de armas de fogo e corrupção passiva.
Entre os denunciados estão oficiais e um coronel da Polícia Militar. Foram determinadas as suspensões integrais do exercício da função pública dos policiais acusados e do porte de arma de fogo, a pedido do MPRJ.
A ação é liderada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do MPRJ, com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência. Também participam a Corregedoria-Geral da Polícia Militar e a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil.
Os mandados estão sendo cumpridos nos endereços dos denunciados, bem como nos batalhões em que os PMs estão lotados atualmente.