O Governo Federal lançou uma plataforma para captar investimentos internacionais em ações para promover transformações climáticas e ecológicas no país.
Nesta quarta-feira (23), em Washington, nos Estados Unidos, os ministérios da Fazenda, do Meio Ambiente, de Minas Energia e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, anunciaram a busca de recursos para alavancar a agenda verde brasileira.
Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a plataforma permite um novo horizonte para a agenda climática do Brasil.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que, para uma transição ecológica justa, os investimentos são prioridade.
A plataforma busca investimentos em soluções para restauração e manejo da vegetação nativa, redução do desmatamento e agricultura sustentável. Além de recursos para descabornização de setores como aço, alumínio, cimento, mobilidade e fertilizantes.
Outros esforços são para viabilizar fontes de energia sustentável, como eólica, solar, outros combustíveis sustentáveis, além de eficiência energética.
A plataforma concentra projetos do setor público e do privado, que somam mais de US$ 10 bilhões.
O Brasil busca reduzir suas emissões poluentes em 53% até 2030. O país ainda planeja novas metas até 2035, com foco em combater o desmatamento, práticas ecológicas sustentáveis, descarbonização industrial e fontes de energia sustentável.