sexta-feira, dezembro 27, 2024
Google search engine
InícioCULTURARecôncavo Baiano celebra Dia da Consciência Negra com festival afro

Recôncavo Baiano celebra Dia da Consciência Negra com festival afro

0:00

As comemorações do Dia da Consciência Negra acontecem nas cidades de Cachoeira e São Félix, com programação especial no Recôncavo Afro Festival, evento que busca difundir as produções de artistas negros e negras do território baiano. 

De acordo com um dos curadores e coordenador do Cine Teatro Cachoeirano, Samir Suzart, a abertura acontece nesta quarta-feira com a mesa “O Sagrado Afro-Diaspórico”, mediada pela jornalista Luana Souza e com a presença da cantora Sued Nunes. “É um evento idealizado pela Odeia Produções, com o apoio da Nubank. É um festival que engloba algumas linguagens artísticas diferentes. Ele traz a música, com foco maior na música instrumental, além das artes cênicas, priorizando a dança, e também artes plásticas, visuais e audiovisuais. É um festival que propõe múltiplas linguagens artísticas com foco nos artistas pretos do Recôncavo da Bahia”, diz. 

Segundo o maestro, educador musical, fundador da Orquestra Jovem do Recôncavo e também curador do evento, Vinícius Freitas, as apresentações musicais expressam muito da cultura local. “Essa região do Recôncavo já é rica nisso. As filarmônicas, a maioria centenárias, inscreveram-se e estarão no festival, assim como fanfarras de colégio. Estamos trazendo a Charanga do Bala e a Orquestra do Bala, do saudoso Balainho. O enterro dele viralizou nas redes recentemente. Teremos grupos de samba de roda, choro e até a Orquestra Sanfônica de Santo Antônio de Jesus. Outras manifestações artísticas também vêm pela voz, como Sued Nunes, com uma profundidade religiosa e artística muito refinada, além de outros grupos que vão se apresentar”, explica.

Durante os cinco dias do festival, o eixo Cachoeira-São Félix recebe uma programação variada e gratuita, com músicas, feiras, danças, além de exibição de cinema, que contará com a presença do ator baiano Antônio Pitanga. “Para nós, em Cachoeira, será uma honra receber Antônio Pitanga, cineasta baiano, que recentemente produziu aqui o filme Revolta dos Malês. Na próxima sexta-feira, dia 22, às 18h30, será a primeira exibição desse filme em Cachoeira. Ele está recém-finalizado, com algumas exibições-teste, inclusive em Salvador. Estrear aqui no festival tem um apelo especial, pois várias pessoas da comunidade participaram como figurantes. Isso gera uma grande expectativa para se verem na telona”, completa Vinícius.

A abertura do Recôncavo Afro Festival acontece nesta quarta-feira, no Theatro Cachoeirano, às 18h. Todas as atividades são gratuitas e ocorrem simultaneamente em Cachoeira e São Félix, desta quinta-feira até domingo.


Google search engine

Fonte Original

ARTIGOS RELACIONADOS
Anúncio
Google search engine

MAIS POPULAR