O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, defendeu que a questão climática seja a prioridade nas discussões como melhorar a vida nas cidades.
A declaração foi dada durante o primeiro dia do U20, o Urban 20, o encontro dos prefeitos do G20 na cidade do Rio de Janeiro. O evento vai até domingo.
Paes recebeu mais de 60 prefeitos e delegações de mais de 100 cidades ao redor do mundo. O encontro é realizado no Armazém da Utopia, na região portuária, onde está o polo das atividades do G20 Social, que vai reunir movimentos sociais e culturais na região.
Paes defendeu o financiamento das prefeituras para o cumprimento de metas climáticas.
“O grande desafio que a gente discute nessa questão de mudanças climáticas, o desafio das cidades, é o papel de mais protagonismo que as cidades têm que ter, especialmente no tema de financiamento. Quando a gente fala desse momento, é para que esse tema do financiamento passe a ser um tema que seja discutido pelo chefe de estado, pelo chefe de governo, dos países do G20, que esse tema seja tratado como tema prioritário”.
A conferência global do U20, grupo fundado pelas grandes cidades para a liderança climática e o C40, que é o grupo das cidades e governos locais unidos, ocorreu pela primeira vez às vésperas da cúpula dos líderes do G20. O objetivo é influenciar os chefes de Estado.
Durante o encontro, foi elaborado um comunicado com propostas das cidades para solucionar problemas sociais, climáticos e de financiamento de projetos municipais. O documento será entregue pelo prefeito Eduardo Paes e representantes do U-20 ao governo federal, que vai transmitir as demandas das cidades aos líderes do G-20, que estarão no Rio de Janeiro na próxima semana.
Entre as autoridades que participaram do U-20 estão os prefeitos de Paris, Barcelona, Amsterdã, Istambul, Helsinki, Phoenix, Montreal, Freetown, Joanesburgo, Medellín e Montevideo. Mais de 130 cidades foram representadas.
Alinhado ao objetivo do G20 Social, iniciativa pioneira da presidência brasileira para incluir a sociedade civil nas discussões das autoridades, o U20 trará uma programação ampla, com painéis organizados por redes de cidades e lideranças municipais sobre os temas prioritários do G20.