O primeiro dia da COP 29, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, contou com a presença de poucos líderes mundiais. Na cerimônia se abertura, nesta segunda-feira (11), em Baku, no Azerbaijão, o ministro da Ecologia e Recursos Naturais do país, Mukhtar Babayev, assumiu a presidência da conferencia.
Como gesto simbólico, ele recebeu o martelo para a abertura das negociações das mãos do sultão Al Jaber, que presidiu a Cop realizada nos Emirados Árabes Unidos, no ano passado.
Babayev fé, um apelo para que os países aumentem suas metas de redução das emissões de gases do efeito estufa. Pediu também que destravem as negociações sobre o financiamento para viabilizar as ações de enfrentamento às mudanças climáticas.
O ministro do Azerbaijão lembrou que é necessário acelerar o trabalho para desenvolver e transferir tecnologias, para que elas estejam disponíveis em todos os países, em especial os menos desenvolvidos, onde vivem as populações mais afetadas.
O presidente da COP29 destacou ainda que nenhum país é capaz de resolver o problema do aquecimento global sozinho e as populações de todo o mundo esperam por essas ações.
*Com informações da Agência Brasil